Uma gestão de pessoas bem feita pode resultar em um bom atendimento humanizado. As empresas que valorizam seus trabalhadores veem esse esforço refletido em diversos processos do dia a dia.
Nesse artigo, o Epays explica como o setor pode atuar de forma estratégica para garantir clientes mais fiéis e um importante diferencial competitivo. Confira!
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
Atendimento humanizado ao cliente
O foco desse modelo de atendimento está sempre na resolução de problemas de forma rápida e eficiente.
As empresas que priorizam o lado humano do atendimento criam uma vantagem competitiva significativa. Muitos clientes acham que um bom atendimento é mais importante do que o preço ou mesmo a qualidade do produto.
Conhecimento do cliente
Mantenha seu banco de dados sempre atualizado, com os contatos e experiências passadas registrados.
Memórias positivas
O atendimento deve criar uma experiência positiva para o cliente e marcar sua memória. Assim, ele poderá indicar o seu negócio para outros clientes.
Empatia
É importante demonstrar empatia e preocupação com as dores do consumidor.
Equipe motivada
A equipe precisa estar motivada para compartilhar com o cliente uma experiência positiva sobre a empresa.
RH e o atendimento humanizado
A área de Recursos Humanos é responsável por atrair, motivar, engajar, desenvolver e reter colaboradores.
Nesse sentido, é o RH que motiva os profissionais a terem uma boa experiência e os capacita a resolver problemas de forma amigável e empática. Aqui estão algumas ações práticas que o departamento pode implementar para melhorar o serviço e garantir a satisfação e retenção do cliente.
Lideranças capacitadas
É extremamente importante treinar as lideranças para que elas reproduzam a cultura organizacional e incentivem sempre o diálogo e a gentileza.
Os líderes também devem dar autonomia para que os trabalhadores possam agir com produtividade, focando sempre na resolução de problemas.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é uma habilidade que deve ser trabalhada com bastante eficiência para os trabalhadores. É importante eles saberem como controlar suas emoções para que problemas e conflitos que acontecem no trabalho não interfiram em seu bem-estar e saúde mental.
Indicadores e pesquisas
Ter feedbacks para avaliar a satisfação dos clientes é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento do atendimento.
É importante que os dados levantados ajudem na tomada de decisões e orientar os investimentos em treinamento e desenvolvimento.
Reconhecimento
Para ter uma equipe focada e motivada, o RH deve demonstrar uma preocupação genuína, criando um clima organizacional saudável e positivo para os trabalhadores.
Vantagens do atendimento humanizado para os clientes
Um atendimento humanizado ao cliente traz muitos benefícios para as empresas. Entre elas esta a satisfação dos consumidores que sentem que as empresas os tratam como indivíduos, não apenas como números.
Essa satisfação fortalece a relação de confiança entre o cliente e a empresa, aumentando a fidelidade e proporcionando uma vantagem competitiva significativa no mercado.
Atendimento humanizado do Epays
O Epays Employer Pagamentos possui um suporte ao cliente 100% humanizado. Esse é nosso maior diferencial, 99/100 de satisfação nas respostas e retorno da nossa equipe de suporte!
Clique no botão abaixo e conheça mais sobre a melhor e mais moderna plataforma de gestão do RH!