Ansiedade, depressão, alterações de humor, problemas de sono e preocupação excessiva. Esses são somente alguns dos sinais que o corpo apresentar quando é necessário dar atenção à saúde mental. Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco se dedica ao cuidado da saúde mental e emocional.
No ambiente de trabalho não é diferente. Por isso, o Epays separou 5 dicas de como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho. Confira!
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
O que é o Janeiro Branco?
Janeiro Branco é um movimento social dedicado a criar uma cultura de saúde mental entre a humanidade. É também o nome do instituto que coordena o movimento.
Seu objetivo é chamar a atenção de indivíduos, instituições, sociedades e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental humana.
Por que Janeiro Branco?
Por ser o primeiro mês do ano, Janeiro inspira as pessoas a refletirem sobre suas vidas, seus relacionamentos, como se sentem, o que passaram e o que desejam alcançar no próximo ano.
O branco foi escolhido pois, simbolicamente, representa o “papel ou tela em branco” sobre o qual podemos projetar, escrever ou desenhar as expectativas, desejos, histórias ou mudanças que sonhamos e queremos concretizar.
5 dicas para cuidar da saúde mental no trabalho
O departamento de recursos humanos é a equipe responsável, entre outras coisas, pelo bem estar dos trabalhadores dentro da empresa. Sendo assim, promover a saúde mental dos empregados enquadra-se como uma das funções do RH. O Epays separou 5 dicas de como criar um ambiente de trabalho saudável.
Priorize a saúde mental na cultura organizacional
A cultura organizacional é um fator chave na criação de um ambiente de trabalho psicologicamente seguro. Define a forma como os funcionários se tratam, os limites das práticas profissionais e a imagem interna da organização. A área de recursos humanos planeja e implementa ações que podem ajudar a criar uma cultura que valorize a saúde mental.
A má gestão pode criar um ambiente tóxico com problemas como excesso de horas de trabalho e prazos curtos. Na verdade, isso pode ser feito de várias maneiras. Por isso, indiciamos que sejam oferecidos treinamentos para os líderes. Esses profissionais podem influenciar o dia a dia dos funcionários e criar um ambiente positivo.
Produtividade sustentável
O termo produtividade sustentável foi criado pela jornalista Izabella Camargo e pode ser definido como a capacidade do trabalhador de realizar suas demandas em um ritmo saudável, sem afetar seu bem-estar e sua vida pessoal. O foco do RH divide-se em:
- Oferecer boas condições de trabalho para que os funcionários consigam se concentrar em suas tarefas sem preocupações;
- Incentivar que os colaboradores se organizem para realizarem suas demandas sem precisar exceder o horário de trabalho.
RH conectado aos trabalhadores
É ideal que o RH tenha uma boa comunicação com os trabalhadores da empresa e se mostre sempre aberto para atender as necessidades de todos. Assim, a equipe entenderá que o setor de Recursos Humanos está ali para cuidar e acolher caso o indivíduo esteja com algum problema emocional que está interferindo no seu cotidiano.
Diálogo sobre a importância da saúde mental
Embora janeiro seja um mês símbolo no cuidado da saúde mental, essa pauta deve estar sempre em evidência no dia a dia dos trabalhadores. Então, manter os trabalhadores informados sobre a importância desse tema e também transmitir dicas de cuidados faz com que eles se mantenham atentos aos sinais caso algo não esteja certo.
Saúde e Segurança do Trabalho
A saúde mental no trabalho também é sustentada pelos pilares do equilíbrio físico e até nutricional. Isso porque várias doenças ocupacionais ou outros problemas também podem ser causados ou agravados por essa falta de equilíbrio. A SST é ação obrigatória por lei em todas as empresas com empregados contratados sob regime CLT.
Portanto, consulte quais programas são obrigatórios na sua empresa e como eles podem ser utilizados para impulsionar a saúde geral do time.
Conclusão
Como visto ao longo desse artigo, a saúde mental vale para o ano todo e não só Janeiro. As doenças psicológicos e emocionais devem ser tratadas com a mesma seriedade que são tratadas as doenças físicas. Por isso, reforçamos, RH: fique atento aos sinais dos seus trabalhadores, crie uma cultura de bem estar e se mostre sempre aberto para atender as pessoas. Quem ama, cuida!