Como a saúde mental passa a entrar na pauta das negociações trabalhistas já em agosto.

Cuidar da mente no ambiente de trabalho passou a ser parte oficial das negociações coletivas trabalhistas. A partir deste mês, cláusulas sobre à saúde mental começam a aparecer com mais força nos acordos entre empresas e sindicatos com um objetivo claro: mais atenção para o bem-estar emocional.

A preocupação com a saúde mental ganhou destaque com a publicação do 10º Boletim de Boas Práticas em Negociações Coletivas, criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o Dieese. O documento traz diversos exemplos de medidas que já saíram do papel em 2023, como atendimento psicológico gratuito ou subsidiado, campanhas de conscientização, incentivo a atividades físicas, estudos para identificar causas de adoecimento mental e políticas firmes contra assédio e violência.

Índice

Muito além da saúde física

Por muito tempo, as negociações coletivas ficaram focadas na saúde física, como: prevenção de acidentes, ergonomia, segurança. Mas a realidade mudou. Jornadas mais intensas, conexões quase ininterruptas e um mundo corporativo cada vez mais acelerado têm deixado marcas emocionais nos trabalhadores.

Para o RH, essa mudança é um olhar para as equipes de forma mais completa. Afinal, produtividade e engajamento caminham juntos com um ambiente saudável.

Como equilibrar a saúde mental e o ambiente corporativo?

Segundo a coordenadora de Relações do Trabalho do MTE, Rafaele Rodrigues, trazer a saúde mental para o centro das negociações é muito importante para valorizar vidas e adaptar as relações de trabalho às necessidades atuais.

O boletim está disponível gratuitamente no portal do MTE e pode servir de inspiração para que empresas e lideranças incluam, desde já, essas práticas nas suas próprias políticas internas.

Como o Epays pode ajudar o RH a cuidar da saúde mental dos colaboradores?

O Epays pode ajudar o RH na hora de transformar em prática as cláusulas relacionadas à saúde mental definidas nas negociações coletivas. Com a plataforma, é possível centralizar toda a comunicação interna, enviando campanhas, materiais educativos e comunicados sobre bem-estar emocional de forma ágil e segura.

Além disso, o Epays facilita a formalização de benefícios e políticas internas, permitindo que acordos, termos e protocolos de apoio sejam registrados e assinados digitalmente. A gestão de políticas de prevenção ao assédio, violência ou adoecimento mental também se torna mais simples, já que todos os documentos ficam organizados e de fácil acesso.

E, para dar ainda mais segurança aos colaboradores, o Epays oferece um canal de denúncias que permite reportar situações de assédio ou comportamentos inadequados de forma confidencial.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Apenas correspondências exactas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

CATEGORIAS

Postagem relacionadas