Calcular o décimo terceiro é uma das atividades do RH. Por se tratar de um dos pagamentos mais importantes, qualquer erro nessa demanda pode gerar problemas graves.
O décimo terceiro salário nada mais é do que de uma bonificação anual, paga no mês de dezembro, aos trabalhadores do regime CLT.
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
Como fazer o pagamento do décimo terceiro
De acordo com a Lei 4.749, a empresa pode pagar o décimo terceiro salário aos seus trabalhadores até o dia 20 dezembro e dividi-la em duas parcelas.
A primeira metade, correspondente à metade do salário do colaborador do mês anterior, é paga entre fevereiro e novembro do mesmo ano. Nesse caso, funciona quase como um adiantamento e depois é descontada na segunda parcela.
Como calcular o décimo terceiro
Vamos aprender os detalhes das duas parcelas do décimo terceiro. Confira!
Primeira parcela
Como vimos anteriormente, a primeira parcela trata-se de uma antecipação do décimo terceiro. Por não receber nenhum desconto, o valor tende a ser maior que o da segunda da parcela. Portanto, basta apenas dividir o salário bruto pela metade para chegar ao valor.
Segunda parcela
Já a segunda parcela é um pouco mais complicada para o RH. O cálculo não é tão simples devido os descontos. Confira o passo a passo:
- Divida o salário bruto por 12;
- Multiplique o resultado por 10;
- Subtraia o valor da primeira parcela;
- Subtraia o valor dos descontos do INSS e do IR.
Pagamento proporcional aos dias trabalhados
Em casos onde o colaborador não completou um ano na empresa ou, então, rescindiu o contrato de trabalho, o valor é proporcional aos meses trabalhados. Para um mês entrar nessa conta, é preciso que o trabalhador tenha cumprido no mínimo quinze dias.
Conclusão
Pronto, agora, você já sabe como calcular o décimo terceiro salário. Então, que tal continuar aprendendo mais sobre esse e outros assuntos do universo do RH? Acesse nosso conteúdo e confira as dicas.
E conheça o Epays! A plataforma completa de RH que automatiza todas as tarefas do dia a dia do setor.