A descrição de cargos, as vezes, pode parecer uma simples formalidade da empresa. Porém, trata-se de uma ferramenta importante para o departamento de RH e para os gestores de pessoas em geral.
Para ajudar a completar o processo dos trabalhadores entenderem o que devem fazer, existe a descrição de cargos. Uma ferramenta importante para o bom funcionamento de uma empresa.
Agora, vamos aprender o que é descrição de cargos e sua importância, além de te ajudar a aplicá-la.
Índice de Conteúdos
O que é a descrição de cargos
A descrição de cargos é uma forma de anotar os cargos e atribuições de cada funcionário da empresa. Portanto, inclui experiência de trabalho, habilidades, formação educacional, posição no organograma, entre outros detalhes do trabalho.
Deve constar também conhecimentos específicos que são essenciais para o trabalho exercido.
Então, a descrição de cargos procura facilitar a integração dos trabalhadores ao cargo e à cultura organizacional. Pois, apresenta o que a empresa espera do trabalhador ao que se diz respeito as responsabilidades e competências.
Portanto, este documento contém as informações necessárias para que o empregado desempenhe com eficiência sua função na empresa.
Utilidade de uma descrição de cargos
A descrição de cargos esclarece as atividades realizadas e serve para alinhar as expectativas dos profissionais. Além disso, uma descrição completa e detalhada do cargo pode ajudá-lo a preencher os requisitos de uma vaga divulgada.
Além disso, a padronização acaba gerando um processo mais ágil em qualquer situação em que o RH seja acionado. Porque quando a posição está bem descrita, é possível ver quais são as suas aspirações e ambições em relação ao mercado.
Com isso, fica ainda mais fácil determinar quais são as recomendações para o desenvolvimento profissional e como a empresa se comprometerá com o crescimento interno.
Como é feita a descrição de um cargo
Antes de elaborar a descrição de cargos, é importante entender sua estrutura. Você poderá saber quais os dados mais relevantes que devem constar.
Algumas informações básicas são importantes. São elas:
- Identificação;
- Organograma;
- Missão do cargo;
- Atividades do cargo;
- Experiência;
- Formação acadêmica;
- Competências;
- Treinamentos.
Identificação
Aqui, consta o nome completo do cargo. A nomenclatura deve ser adequada à empresa e ao método já adotado no mercado.
Organograma
A posição hierárquica do cargo dentro da empresa. Ele especifica quem é o superior e o subordinado.
Missão do cargo
Já neste, é necessário definir qual é o objetivo principal do cargo.
Atividades do cargo
Aqui define-se como concluir a tarefa dada. Em outras palavras, ele divide todas as atividades que pertencem, e as que não devem ser realizados, ao trabalho.
Experiência
Aqui é apresenta a experiência profissional recomendada para este cargo. Pode ser descrita em termos de tempo (anos de mercado) ou função (tipo de trabalho realizado).
Formação acadêmica
Neste ponto, as características técnicas também podem ser adaptadas à formação acadêmica específica.
Competências
É necessário descrever as competências técnicas e comportamentais do cargo e criar um importante objeto de observação para a empresa. Analisar as competências que um profissional deve possuir para determinado cargo permite que a empresa selecione os profissionais com maior critério.
Treinamentos
Por último, deve-se descrever se o cargo requer alguma preparação obrigatória para o desempenho e como deve ser. O treinamento pode ser aplicado antes da admissão ou nas primeiras semanas após a admissão.
Importância da descrição de cargos
Uma empresa que deseja encontrar e atrair profissionais de destaque, deve cuidar da imagem que transmite aos que buscam uma posição no mercado.
Quanto mais clara for a descrição do cargo, melhores serão as operações da empresa.
Entenda como é importante descrever os cargos!
Ajuda a montar um plano de carreira
Com a estrutura geral da empresa, você pode orientar quem se reporta a quem. Assim, é mais fácil traçar um plano de carreira, pois oferece ao setor de RH uma visão da função necessária na empresa no futuro.
Treinamentos assertivos
A empresa também consegue identificar “falhas” no conhecimento necessário para o cargo por parte de seus trabalhadores. Assim, o RH pode facilitar o desenvolvimento das pessoas através de treinamentos e capacitações.
Promoções e salários
Com a descrição de cargos é possível obter informações ao RH, o que pode ajudar a tomar decisões sobre práticas de bônus, aumentos salariais e promoções.
Motivação
Os funcionários têm a oportunidade de aprender mais sobre seu perfil profissional. Com isso, os profissionais começam a se ver valorizados, desafiados e em constante evolução, o que os motiva a trabalhar mais e de forma mais produtiva.
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