O DISC trata-se de uma das ferramentas que mais auxiliam na gestão do RH, pois ajuda a antever reações dos trabalhadores diante de certas situações e desafios.
Ter essas informações na mão facilita na hora de realizar um processo de recrutamento e seleção. Por isso, hoje aprenderemos a analisar o perfil DISC.
As soft skills são subjetivas. Ao contrário das capacidades técnicas, é preciso de testes e metodologias diferentes para conseguir detectá-las em cada candidato.
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
Definição
O DISC é um método para analisar o comportamento do indivíduo a fim de identificar os seus perfis dominantes.
Existem quatro perfis de comportamentos que predominam: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
Essa teoria foi desenvolvida a partir de estudos do Dr. William Moulton Marston, um psicólogo americano que buscava entender como o ambiente impacta a percepção das pessoas.
A ferramenta de avaliação DISC foi desenvolvida pelo pesquisador Walter Vernon Clarke.
O objetivo era estabelecer uma maneira de decifrar as competências socioemocionais das pessoas e, assim, prever o comportamento em diferentes situações.
Criação
O psicólogo William Moulton Marston foi um dos principais responsáveis pela criação do DISC. Em 1928, ele publicou “As Emoções das Pessoas Normais”, e o foco de seu trabalho não estava na gestão humana, mas nas quatro principais dimensões do comportamento humano: dominação, indulgência, submissão e submissão. Por se tratar de uma avaliação comportamental, analisar o perfil DISC de um profissional tem se tornado uma atividade cada vez mais popular entre os gestores de RH.
Desde então, essa avaliação vem se aprimorando!
Teste DISC
Com essa análise, os gestores conseguem traçar o perfil dominante dos profissionais, como pontos fortes e, também, os pontos que precisam melhorar.
Os 4 perfis DISC
Todo mundo possui características de todos os quatro perfis DISC. Porém, tendem a ter uma que seja a dominante.
1. Dominância
As pessoas que pontuam mais alto nesse perfil tendem a ser mais positivas diante das situações, levando na tomada de decisões. Nesse sentido, tendem a buscar de forma pragmática resultados mais satisfatórios e, como resultado, são competitivos.
2. Influência
Quando os resultados dos trabalhadores mostrarem que essa característica prevaleceu, significa que a persuasão foi um dos pontos mais proeminentes em seu comportamento. Portanto, ao dar feedback sobre seu desempenho, é melhor enfatizar como a avaliação os ajudou a melhorar.
3. Estabilidade
Um alto índice de estabilidade no teste DISC indica que os trabalhadores são capazes de lidar com suas próprias mudanças emocionais e ambientais, mantendo-se estáveis e persistentes diante das adversidades. Ao dar feedback a esses colaboradores, é mais recomendável usar exemplos específicos para expressar a avaliação.
4. Conformidade
O indivíduo apresenta essa característica de forma dominante, costuma prezar pelas regras da empresa. Sendo assim, costumam agir de maneira racional, seguindo as normas da organização.
Vantagens
O método DISC permite a análise correta do perfil dos colaboradores.
Portanto, a empresa consegue valorizar capital humano ao saber como trata-lo e guia-lo dentro das normas da companhia e permitindo um crescimento profissional.
Autoconhecimento
Com o perfil DISC, é possível erar um autoconhecimento por parte do trabalhador.
Portanto, os funcionários aprendem mais a si mesmos e conseguem desenvolver suas habilidades de forma assertiva.
Aprimoramento do trabalho em equipe
Quando os gestores conhecem mais seus funcionários, conseguem distribui-los de forma melhor e otimizar o trabalho em equipe.
Direcionamento de talentos
Pensando na gestão de talentos, conseguir direcioná-los de forma correta pelos departamentos e os cargos é um caminho essencial para evitar desligamentos e queda de produtividade.
Como dito anteriormente, o processo de recrutamento e seleção é qualificado por meio da análise DISC, mas também a decisão sobre o desligamento ou não de um colaborador pode ser definido por meio dessa análise. Compreender que o trabalhador pode se destacar em outro setor, ao invés de demiti-lo, causa economia para a empresa.
.
Desenvolvimento pessoal
Com os resultados do teste, é possível elaborar treinamentos mais efetivos.
Os colaboradores tendem a se sentir mais representados e acolhidos, pois têm suas necessidades atendidas pela empresa.
4 perfis comportamentais
Os resultados do teste DISC podem ser ligados ao perfil comportamental dos trabalhadores. Portanto, é possível compreender as competências e potencialidades de cada funcionário.
São eles:
- comunicador: profissionais mais versáteis e que trabalham com autonomia;
- executores: a liderança é uma capacidade predominante destes colaboradores, que são muito determinados;
- planejadores: os profissionais tendem a ser centrados e atuar conforme as normas propostas;
- analistas: os colaboradores, geralmente, são rigorosos com os resultados, mas costumam ter mais dificuldade para se relacionar com a equipe.
Conclusão
Analisar o perfil DISC ajuda no entendimento do perfil comportamental dos trabalhadores. Sendo assim, é possível criar estratégias que valorizem e potencializem as capacidades dos profissionais.
Gostou desse conteúdo? Conheça o Blog Epays e aprenda mais sobre o universo do RH!