Entender as especificidades dos nativos digitais pode fazer uma grande diferença no processo de gestão de pessoas. O mercado de trabalho da geração atual é muito mais qualificado do que era em meados do século XX. Essa é a geração mais conectada ao novo paradigma de mercado e em breve representará a maioria absoluta dos empregos.
Entenda como esses nativos podem ajudar a sua empresa!
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
Quem são?
O conceito de nativos digitais foi proposto pela primeira vez em um artigo especializado em 2001. A nomenclatura se refere as pessoas cujo processo de desenvolvimento é todo afetado pela tecnologia. Nada mais é do que uma geração marcada pelo uso frequente e massivo de computadores, TVs, celulares, games e diversos aparelhos eletrônicos. Esse hábito e estilo de vida impacta diretamente suas características, preferências, planos e, inclusive, suas pretensões profissionais.
Aprendizado dos nativos digitais
Os nativos digitais logo dominarão quase todas as ocupações no mercado de trabalho. É responsabilidade do RH entender os funcionários e seu processo de aprendizagem. Por isso é importante considerar os nativos digitais em todas as iniciativas de desenvolvimento interno. Veja algumas dicas de como ensinar e treinar os nativos digitais!
Disponibilize conteúdos digitais
Os nativos digitais são mais propensos a realizar multitarefas do que palestras presenciais, por exemplo. Então, investa em conteúdo digital interativo. Com eles, há mais oportunidades de chamar a atenção desse grupo de público. Essa opção é mais acessível porque os materiais podem ser usados de qualquer dispositivo.
Conteúdos curtos e diretos
A técnica da microaprendizagem é baseada em um material chamado “conteúdo da pílula”, mais dinâmico, curto e interativo. Basicamente, seu objetivo é promover uma educação mais concisa. Na gestão de RH, a ideia é entregar exatamente o que os funcionários precisam aprender, no prazo, decompondo todo o caminho de aprendizagem em pequenas “doses” de informações rápidas.
Investimento em multimídia
Idealmente, o conhecimento deve ser transferido de diferentes fontes. Mesmo o mesmo processo educacional pode incluir diferentes conteúdos digitais. A hipermídia é uma conexão interativa e não linear de diversos conteúdos. Nela, o nativo digital tem uma visão completa do tema, mas pode posteriormente explorar e aprofundar aspectos dele.
Nativos digitais no mercado de trabalho
No campo profissional, os nativos digitais são motivados pelo pensamento inquieto e dinâmico. Muitos possuem um espírito empreendedor. Dentro das empresas, isso exige que os funcionários sejam engajados por meio de um foco na liderança de pensamento e motivação. Ao mesmo tempo, os nativos digitais valorizam sua liberdade de escolha e as possibilidades oferecidas pelos modelos multiplataforma.
Essas gerações estão muito sintonizadas com a tecnologia e a velocidade das mudanças. Cabe às organizações se prepararem para adotar seus novos comportamentos. Vale ressaltar que isso não se aplica apenas ao RH, mas a CEOs, gerentes e líderes como um todo. Portanto, é preciso observar as características já apontadas para saber como gerenciar esses profissionais.
o RH e os nativos digitais
Aqui vão algumas dicas de como o RH pode recrutar os nativos digitais nos tempos atuais. Confira!
Tecnologia no processo seletivo
Nenhum nativo digital abre mão da comunicação online, principalmente nas redes sociais. Faz diferença usar as mídias sociais e plataformas interativas de recrutamento para atrair novos talentos. Outro diferencial é a preferência pelas entrevistas virtuais, que são mais práticas, viáveis e ajudam a deixar os candidatos mais à vontade.
Salário + bem estar
Os nativos digitais querem crescer em suas carreiras. Isso significa que os melhores talentos dessas gerações sempre vão preferir cargos com salários e benefícios mais atrativos. Os funcionários da próxima geração ainda valorizam os benefícios e outros aspectos mais do que ou igual ao salário. Autonomia, flexibilidade no trabalho, igualdade de cargos, qualidade de vida no trabalho são, portanto, essenciais.
Inclusão, diversidade e consciência social
Por último, mas não menos importante, também vale ressaltar que a consciência social e a empatia são inerentes aos nativos digitais. Portanto, para construir uma boa marca empregadora, é necessário realizar ações específicas no âmbito de agendas coletivas.
As novas gerações querem sentir que estão contribuindo para a construção de um mundo melhor. Isso também afeta sua esfera profissional. Desta forma, valores e atitudes socialmente responsáveis acabam por contribuir para atrair e reter melhores talentos.
Conclusão
E aí, já sabe tudo sobre os nativos digitais? Conheça mais sobre o Blog Epays e fique por dentro do universo do RH.