Por que as mulheres dominam o RH

Por que as mulheres dominam o RH?

SAIBA PORQUE AS MULHERES DOMINAM O RH:

O Dia Internacional da Mulher é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975. De lá pra cá, o dia 8 de março passou a ser conhecido como o Dia da Mulher. Porém, é uma data de muitas reflexões a respeito da luta por direitos e igualdade de gênero, protagonizadas por mulheres do mundo inteiro.

Essa luta teve seus momentos trágicos mas, também, seus episódios épicos de mulheres que perderam suas vidas lutando por direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho. Hoje, portanto, a predominância da presença feminina nos setores de Recursos Humanos (RH) não é coincidência.

Para entender melhor essa relação, vamos explicar o por que as mulheres se destacam tanto na gestão de pessoas das empresas!

A mulher na área de RH

Por que as mulheres dominam o RH

Não é de se espantar ao dizermos que a grande maioria dos times de RH são formados por mulheres. Principalmente nos países ocidentais, essa são as estatísticas e elas não param de crescer.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Bureau of Labor Statistics data, 73% dos gestores de RH são mulheres. Esse dado despenca quando se mede a presença feminina em outros cargos. Na área do marketing, por exemplo, a porcentagem é de 43%. Em TI (Tecnologia da Informação), o índice é de 27%.

Outro estudo, realizado pela revista Forbes, também solidifica essa predominância feminina na área de RH . Conforme os dados, mais de 70% dos postos de trabalho em RH são ocupados por mulheres nos Estados Unidos.

No Brasil, o cenário não é diferente. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, as mulheres preenchem 66% dos cargos associados ao departamento de RH das organizações.

Vamos descobrir por que as mulheres são maioria nos setores de RH?

Dia Internacional da Mulher: uma trajetória de luta e conquistas

Porque elas dominam o RH

Primeiro, é preciso entender que a história de lutas travadas pelos movimentos feministas resultou em um conjunto de conquistas no mundo do trabalho e na sociedade de uma forma geral.

Os registros históricos mostram que as mulheres sempre foram consideradas como inferiores aos homens e rotuladas como propriedade. O estudo e o trabalho, por exemplo, eram tratados como assuntos exclusivos ao público masculino, enquanto os afazeres domésticos e o cuidado dos filhos eram responsabilidades reservadas a elas.

Apesar dessa construção histórica e cultural, que enxergava as mulheres como o “sexo frágil”, elas precisaram sair de casa para trabalhar nas fábricas situadas nos grandes centros urbanos, especialmente após a Revolução Industrial, no século XVIII, e durante as duas grandes guerras mundiais, no século 20.

Foi no universo trabalhista, inclusive, que aconteceram inúmeros casos de exploração e abuso envolvendo as trabalhadoras. As péssimas condições de trabalho, as horas excessivas de expedientes e a ínfima remuneração eram algumas das pautas contestadas pelos movimentos feministas.

O 8 de março (Dia Internacional da Mulher), portanto, representa não apenas mais uma das datas comemorativas presentes no calendário, mas sim um marco em referência a esse histórico de batalhas não só por direitos trabalhistas, mas também pela igualdade de gênero e vários outros elementos vinculados ao conceito de cidadania para mulheres.

Apesar das conquistas, ainda há muito caminho a percorrer no que diz respeito a políticas públicas, direitos e igualdade de gênero no trabalho e na sociedade como um todo. Contudo, é preciso reconhecer o que já foi conquistado até aqui, sobretudo no mundo do trabalho, como:

  • repouso em caso de aborto;
  • ampliação da licença maternidade;
  • descanso para amamentação;
  • dispensa para exames.

5 características importantes para a dominância feminina no RH

Por que elas dominam o RH?

A presença majoritária das mulheres no setor de RH pode ser explicada pelas características que as profissionais carregam e que as diferenciam dos homens, no geral.

É claro que a generalização sempre oferece o risco da superficialidade e do preconceito. Nesse caso, porém, algumas características historicamente pertencentes às mulheres são imprescindíveis no pleno exercício do RH das empresas. Elas justificam, aliás, porque o público feminino é a maioria nessa área.

Além do mais, existem dados que embasam esse argumento. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são maioria da população e ingressam mais no ensino superior do que os homens.

Mas vamos falar sobre algumas características consideradas femininas que as levam ao monopólio do setor de RH.

Empatia

A empatia representa a capacidade de se colocar no lugar do outro para (tentar) compreender suas emoções, motivações, ações, pensamentos e atitudes.

Significa ter inteligência emocional para lidar com a motivação dos profissionais e entender seus perfis. Trata-se de uma característica indispensável para um profissional de RH que trabalha com gestão da diversidade, que marca as relações de trabalho.

Determinação

A determinação é outra característica imprescindível para atuar no setor de Recursos Humanos, devido a dificuldade de trabalhar com seres humanos e suas complexidades. É preciso ter tato para ser analítica e auxiliar os trabalhadores da melhor forma possível, lidando inclusive com suas dores.

Resiliência

Palavra muito usada nos tempos atuais e outra característica forte para o RH. As mulheres naturalmente enfrentam mais dificuldades no universo do trabalho e precisam provar sua capacidade todos os dias. Por isso, acabam fortalecendo a resiliência e entregando os melhores resultados, unindo a cultura da inovação, diversidade e colaboração nas organizações.

Flexibilidade

No geral, as profissionais são altamente flexíveis, se adaptam a diferentes realidades, sabem lidar com diversos tipos de pessoas, são mais compreensíveis, sabem fazer reconhecimento e contribuem, portanto, para a melhora do clima organizacional das empresas — um dos grandes objetivos do setor de RH.

Multitarefas

Essa característica feminina é sempre muito comentada: a capacidade de fazer múltiplas tarefas simultaneamente, primando pelo zelo e excelência dos serviços. A demanda do RH requer esse tipo de perfil que consegue conduzir várias situações ao mesmo tempo, e ter sensibilidade para tomar as melhores decisões no trato com as pessoas, isto é, os colaboradores.

Essas são algumas razões que explicam a predominância das mulheres nos cargos associados aos departamentos de RH.

A Equipe Epays espera que as trabalhadoras tenham sucesso em outras áreas também, e que o Dia Internacional da Mulher seja sempre uma oportunidade para lembrarmos da história de conquista de direitos e para construirmos uma sociedade mais justa.

Conheça a sua plataforma de RH - O Epays!

Com a modernização das formas de trabalho, veio o home office, que se tornou ainda mais comum devido a pandemia. Pois saiba que distribuir, assinar e arquivar os holerites dos trabalhadores é uma rotina que você pode fazer de casa e sem perder tempo!

Devido a essa necessidade, há mais de 12 anos a Employer aposta nessa inovação. 

O Epays é a quarta versão de um sistema de holerite online. Criado em 2009 logo se transformou em referência no mercado. O uso de uma tecnologia exclusiva, permitindo importar os comprovantes de qualquer sistema de folha de pagamento.

Invista em tecnologia nos processos que de fato lhe darão retorno. Preencha nosso formulário – clicando em agendar demonstração – e nossos consultores entrarão em contato com você para solucionar suas maiores dores dentro da área de RH e deixar tudo alinhado para que a sua equipe se torne mais estratégica em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Apenas correspondências exactas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

CATEGORIAS

Postagem relacionadas