O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e é cada vez maior o número de empresas que procuram não só qualificações e competências profissionais, mas também, e agora sobretudo, conhecer as competências pessoais e o comportamento de cada indivíduo. É importante entender a diferença entre soft skills e hard skills.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Hard skills
A palavra “skills” significa habilidades. Hard skills são as capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas e certificados. É todo o aprendizado que ele colecionou e que pode ser apresentado através de um documento.
Por serem competências que já constam no currículo, antes era a forma que as empresas mais usavam para selecionar seus candidatos.
Soft skills
São as habilidades pessoais que o profissional possui e não é possível comprovar por meio de documentos mas sim, através da convivência ou, até mesmo, durante a entrevista de emprego.
Por serem habilidades complicadas de se analisar rapidamente, é importante conhecer bem o candidato além do seu currículo. Para se visualizar melhor, alguns exemplos de soft skills são trabalho em equipe, empatia, flexibilidade e liderança.
Desenvolvimento de hard e soft skills
Algumas pessoas acreditam que não é possível adquirir soft skills, mas não é verdade. Uma pessoa desenvolver habilidades que contribuirão para o desenvolvimento de sua carreira é possível de ser feito.
Uma boa empresa, com uma cultura saudável e visionária, sabe identificar hard e soft skills para o seu negócio, da mesma maneira que sabe como aperfeiçoar essas habilidades em cada profissional.
Auxílio da empresa
Promover treinamentos é uma das maneiras que a empresa possui para contribuir com a retenção de qualidades soft skills. Nestes treinamentos, evidencia-se a postura e a boa conduta do profissional.
Também é indicado ao RH que sugira ao trabalhador que faça acompanhamento com profissionais especializados em saúde mental, como psicólogos.
Para acrescentar conhecimento técnico ao profissional que já possua habilidades pessoais relevantes, é indica a implantação de programas de capacitação em parcerias com faculdades e cursos de pós-graduação ou treinamentos em ferramentas específicas.
Impactos na empresa
Uma dica para o RH: detalhar as qualificações técnicas e comportamentais na hora de divulgar suas vagas. Assim, os possíveis candidatos sabem se atingem as expectativas e requisitos necessários. Além disso, o RH consegue criar um processo de seleção mais apurado.
É importante também a empresa saber o equilíbrio dessas habilidades. As vezes, surge um candidato com softs skills perfeitas para a vaga mas sem, necessariamente, o conhecimento técnico aprofundado. Ou ao contrário. Uma pessoa com cursos completos, porém sem características que o encaixem na natureza da empresa.
Conclusão
Por fim, vale ressaltar que as hard skills e soft skills são importantes tanto para as empresas quanto para os profissionais. O ideal é encontrar um um equilíbrio entre elas.
E aí, conseguiu entender a diferença entre soft skill e hard skill e como isso impacta sua empresa? Deixe aqui nos comentários o que você achou mais interessante nessa matéria!