Quando é obrigatório ter registro de ponto?

A legislação trabalhista exige que empresas com mais de 20 colaboradores registrem os horários de entrada e saída dos empregados, seja por meio manual, mecânico ou eletrônico.

Quem precisa registrar ponto?

Nem todos os profissionais estão sujeitos ao registro. Aqueles que não precisam de registro são os empregados que exercem atividades externas incompatíveis com a fixação de horário, os gerentes e cargos de confiança. Para todos os demais, o controle de ponto é essencial e obrigatório, já que assegura o cumprimento da jornada e a correta apuração de direitos.

Por que o registro é tão importante?

Além de atender à lei, o registro correto do ponto evita divergências em cálculos que impactam diretamente a folha de pagamento. O controle influencia no descanso semanal remunerado, nas férias, no 13º salário, no recolhimento de INSS e benefícios previdenciários, no Imposto de Renda, na RAIS e nos reajustes de valor-hora. Por isso, erros ou atrasos no fechamento do ponto podem gerar impactos financeiros tanto para a empresa quanto para o trabalhador.

E as parcelas variáveis?

Outro ponto de atenção são as parcelas variáveis da remuneração, como horas extras, comissões, gorjetas e produção. A legislação permite que, quando essas parcelas forem realizadas após o dia 20 de cada mês, o pagamento ocorra no mês seguinte sem que isso seja considerado infração.

Como o Epays pode ajudar o RH?

O Epays simplifica todo esse processo com o registro de ponto eletrônico digital. Com a plataforma, o RH garante que todos os registros sejam feitos de forma segura e automatizada, evita erros manuais e retrabalhos e ainda acessa relatórios com muito mais agilidade. O RH reduz o risco de inconsistências legais e trabalhistas e dá mais tranquilidade à gestão.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Apenas correspondências exactas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

CATEGORIAS

Postagem relacionadas