RH, você sabe por que 1º de maio é Dia do Trabalho?

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo.

O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.

Esta data representa o momento que os empregados e os empregadores têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência dessas pessoas, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

Origem do Dia do Trabalho

Até meados do século XIX, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos trabalhistas para seus patrões, apenas trabalhavam.

Mas, a partir de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias), e em 1º de maio desse ano milhares de pessoas foram às ruas iniciando uma greve geral nos Estados Unidos.

Os conflitos estadunidenses ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket.

“Eight-hour day with no cut in pay” (“diária de oito horas sem redução no pagamento”) era o slogan repetido por mais de 300 mil manifestantes que foram às ruas em Nova York, Chicago, Detroit e Milwauk…

Três anos após as manifestações nos Estados Unidos (20 de junho de 1889, precisamente), foi convocada em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de Maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago.

No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado. Após alguns anos, outros países também seguiram o exemplo da França e decretaram o dia 1º de maio como feriado nacional dedicado aos trabalhadores.

Dia do Trabalho no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1924 através do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes.

A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas. Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e normalmente o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data.

O dia do trabalho é comemorado com manifestações convocadas pelas principais centrais sindicais do Brasil para reivindicar melhores condições de trabalho.

Dia do Trabalho nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos e Canadá, o Dia do Trabalho é conhecido como Labour Day e é celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro.

O primeiro feriado do Dia do Trabalho foi celebrado no dia 5 de setembro de 1882, na cidade de Nova York., segundo os planos da Central Labor Union (União Central dos Trabalhadores). A Central Labor Union celebrou seu segundo Dia do Trabalho um ano depois, em 5 de setembro de 1883.

Em 1884, a primeira segunda-feira de setembro foi escolhida como o feriado, como originalmente proposto, e a Central Labor Union conclamou organizações similares em outras cidades a seguirem o exemplo de Nova York e celebrarem um “feriado dos trabalhadores” naquela data. A ideia se espalhou com o crescimento dos órgãos sindicais e, em 1885, o Dia do Trabalho foi celebrado em vários centro industriais do país.

Curiosidades sobre o Dia do Trabalho

  • Em 1940, o presidente Getúlio Vargas aproveitou a data para anunciar a criação do salário mínimo no país.
  • O Dia do Trabalhador é celebrado em mais de 80 países, mas nem todos no dia 1º de maio.
  • No Vaticano, todo dia 1º de maio, é celebrada uma missa em homenagem aos trabalhadores, mas a data é chamada de Dia de São José Operário. São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores, e a celebração desta data tem o objetivo de reconhecer e honrar o papel dos trabalhadores na sociedade.

O Epays simplifica a rotina do trabalhador

O RH enfrenta vários de desafios na rotina, desde a gestão dos colaboradores até o atendimento do funcionário, passando pelo cuidado com os processos da folha de pagamento, controle de ponto e outras atividades importantes.

O Epays surge como uma solução para simplificar a vida do RH, liberando tempo para outras estratégias. Com ele, é possível disponibilizar em minutos qualquer documento para os funcionários acessarem por meio de seus portais individuais, facilitando a assinatura digital com validade jurídica. Além disso, o Epays oferece uma vários recursos adicionais para otimizar ainda mais a sua rotina, como Recrutamento & Seleção, Admissão Online, Sistema de Ponto Eletrônico, Folha de Pagamento 100% web, Benefícios, e muitos outros serviços fundamentais para o RH.

Simplifique todo o processo, desde o início até o final da jornada dos colaboradores! Clique no botão abaixo para falar com um de nossos especialistas.

Conclusão

O Dia do Trabalho é uma data significativa que remonta à luta histórica dos trabalhadores por melhores condições laborais, especialmente evidenciada pela manifestação de 1886 em Chicago, que impulsionou a demanda por uma jornada de trabalho de oito horas. Desde então, essa data tornou-se um símbolo global de reconhecimento e homenagem aos esforços dos trabalhadores em todo o mundo. A adoção do 1º de maio como feriado nacional em vários países reflete não apenas a importância histórica dessas lutas, mas também o reconhecimento contínuo da necessidade de proteger e promover os direitos trabalhistas. No Brasil, a criação da CLT e a celebração do Dia do Trabalho são marcos que destacam a importância desse setor para a sociedade. 

Generic selectors
Apenas correspondências exactas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

CATEGORIAS

Postagem relacionadas