DDS: Saiba o que é seus benefícios e como aplicar na sua empresa

DDS: Saiba o que é, seus benefícios e como aplicar na sua empresa

Diálogo Diário de Segurança:

O que é DDS?

DDS ou Diálogo Diário de Segurança é uma conversa com os trabalhadores da  empresa sobre riscos no trabalho e como evitá-los. É um recurso do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) para conscientizar uma equipe sobre as melhores práticas de segurança, saúde, meio ambiente e saúde mental.

Como o DDS funciona?

As informações são passadas aos trabalhadores por meio de uma conversa conduzida por um responsável pela segurança do trabalho ou qualquer outra pessoa que tenha a capacidade de falar sobre o tema proposto, como por exemplo supervisores, gerentes e especialistas das áreas abordadas.
Um bate papo de 5 a 15 minutos, diariamente, com os trabalhadores, antes do expediente começar, são suficientes para um bom resultado do DDS. Com as informações frescas, o funcionário assimila melhor tudo o que foi passado.

Objetivos do Dialógo Diário de Segurança

O DDS tem como objetivo reduzir os acidentes de trabalho e conscientizar os trabalhadores sobre a sua responsabilidade para com os outros da empresa. Um simples diálogo pode ser o suficiente para que grandes riscos sejam evitados.

Quais os benefícios do DDS?

Otimização do tempo com DDS

Com um DDS aplicado de forma assertiva, a empresa otimiza o tempo que estaria investindo na reversão de acidentes. Para que não haja tais contratempos, muitas vezes perigosos, oriente os trabalhadores sobre os riscos que se pode ter em um ambiente de trabalho.

EPI (Equipamento de Proteção Individual)

Equipamento de Proteção Individual – EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade. Ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes ou suficientes para a diminuição dos riscos.

Como aplicar o DDS na empresa?

Dicas para a realização do DDS

Procure a participação de todos. Quando a equipe toda está atenta, é muito mais fácil controlar os riscos. Por isso, deixe todos a par das situações perigosas que os cercam e dê dicas de como ter um ambiente mais seguro.

Informe os funcionários

Tudo começa pelo comunicado aos colaboradores sobre o que é e como é feito o DDS. Fale sobre o local e o horário em que será realizado, deixando-os a par de tudo pois, assim, sentirão que a empresa está atenta e se importa com a sua integridade.

A importância do DDS

O DDS é importante para que a empresa seja um ambiente saudável e protegido para os trabalhadores. Assim, todos se sentirão seguros naquele ambiente e conscientes dos riscos que estão submetidos. Esse tipo de informação auxilia para que tais riscos sejam diminuídos e, eventuais, acidentes sejam minimizados. 

Conheça a sua plataforma de RH - O Epays!

Distribuir, assinar e arquivar os holerites dos trabalhadores é uma rotina que sempre tomou tempo do RH.

Devido a essa necessidade de ganhar tempo, há mais de 12 anos a Employer aposta nessa inovação. 

O Epays é a quarta versão de um sistema de holerite online. Criado em 2009 logo se transformou em referência no mercado. O uso de uma tecnologia exclusiva, permitindo importar os comprovantes de qualquer sistema de folha de pagamento.

Invista em tecnologia nos processos que de fato lhe darão retorno. Preencha nosso formulário – clicando em agendar demonstração – e nossos consultores entrarão em contato com você para solucionar suas maiores dores dentro da área de RH e deixar tudo alinhado para que a sua equipe se torne mais estratégica em 2022.