O que é Tipos de feedback Importância Como construir Conclusão

Feedback: o que é, qual a importância e como implementar

O feedback é uma prática que pode facilitar a convivência na sua empresa e, também, alertar ou parabenizar os colaboradores. 

Hoje vamos aprender com adotar o feedback corretamente dentro da sua empresa e como ela pode ajudar na cultura organizacional. Vamos lá?

ÍNDICE DE CONTEÚDO

O que é

Feedback é uma avaliação oferecida ao empregado como forma de estímulo. Tem como objetivo fazer com que o trabalhador entenda melhor como o seu comportamento é visto dentro da empresa.

O feedback é uma maneira de demonstrar atenção ao trabalhador. Afinal de contas, é o superior mostrando que a empresa está zelando pelo colaborador e auxiliando sobre as suas atitudes perante os outros.

Tipos de feedback

Existem alguns modelos de feedback que podem ser adotados em sua empresa. Conheça os principais:

Feedback construtivo

Aqui o objetivo é alertar ao trabalhador sobre alguma atitude negativa que ele teve e deve ser trabalhada. O correto a se fazer é orienta-lo para que a situação não se repita.

Feedback positivo

Esse tem o objetivo de elogiar o profissional, seja por alguma meta cumprida ou, então, uma atitude benéfica perante os colegas e a empresa.

Feedback negativo

Esse feedback precisa ser visto com muita cautela. Não será apenas um comentário negativo ao trabalhador mas se deve explicar o por quê foi uma atitude errada e quais os impactos negativos na empresa.

Importância

Uma empresa é formada por pessoas que trabalham em conjunto. Cada indivíduo possui sua personalidade e costumes. Por isso, cada um enfrenta diferentes situações com diferentes pontos de vista.

A cultura do feedback auxilia para que todos estejam cientes das políticas internas e possam ter uma convivência mais pacífica. 

Como construir

É importante o gestor revisar muito bem como passará esse feedback ao trabalhador, para que não soe como um insulto e sim um auxílio.

Contexto

É importante saber a realidade da situação que originou o feedback. Portanto, é necessário ser bem transparente e especificar o momento para gerar essa conversa, por exemplo: “na última semana ocorreu um comportamento que foi desfavorável”.

Comportamento

É necessário informar qual foi o comportamento específico e em qual momento ele foi aplicado. Desse jeito, o trabalhador saberá como reagir caso aquela situação se repita.

Impacto

O empregado precisa entender quais foram as consequências dessa atitude perante a empresa e seus colegas. O gestor precisa explicar por quê daquele feedback é importante para o próprio trabalhador.

Expectativa

Por fim, o gestor pode apresentar alternativas que o trabalhador pode seguir caso aquela situação ocorra novamente. Também é importante mostrar que se espera uma melhoria por parte do empregado.

Conclusão

Viu só, a cultura do feedback é importante para se ter uma convivência mais tranquila dentro da empresa.

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