Primeira etapa Checklist dos documentos para admissão Admissão Online

Documentos para admissão: quais são os necessários?

Ao falarmos sobre os documentos para a admissão de um trabalhador, podem surgir algumas dúvidas e confusões, certo?

A admissão trata-se de uma etapa complexa e é necessário muita atenção, ainda mais quando falamos sobre legislação trabalhista, previdenciária e tributária.

Na matéria de hoje, vamos aprender quais os pontos merecem um olhar mais criterioso no momento de uma admissão.

ÍNDICE DE CONTEÚDOS

Exame admissional

Após finalizar o processo de seleção, o novo trabalhador precisa realizar o seu exame médico admissional.

Esse exame apresenta uma avaliação clínica relacionada à vaga e é uma etapa muito importante dentro do processo como um todo. Aqui, é feita uma análise física e mental do trabalhador.

Geralmente, é realizado um simples teste com um clínico geral. Porém, quando não se trata de uma vaga com riscos graves ao colaborador, os exames passam a ser mais elaborados e complexos.

Lembrando que tudo é custeado pelo empregador.

Documentos necessários para admissão

Vamos então conferir quais são os documentos necessários para realizar o processo de admissão.

Documentos apresentados pela empresa:

  • declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda na fonte;
  • declaração de rejeição ou de requisição do vale-transporte;
  • contrato individual de trabalho;
  • ficha de salário-família;
  • livro ou ficha de registro de empregado.

Documentos apresentados pelos trabalhadores:

  • atestado médico admissional;
  • carteira de identidade;
  • foto 3×4;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • cartão de identificação do contribuinte no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • título de eleitor com os comprovantes de votação nas 3 últimas eleições;
  • cartão de inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
  • certificado de reservista, caso o trabalhador tenha menos de 45 anos;
  • cópia do comprovante de residência;
  • cópia do comprovante de escolaridade;
  • CNH, para cargo ou profissão que exija a utilização de veículos;
  • cópia da certidão de casamento, se for o caso;
  • cópia da certidão de nascimento de filhos de até 21 anos;
  • carteira de vacinação dos filhos menores de 7 anos;
  • comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de 7 anos;
  • atestado de invalidez dos filhos de qualquer idade, se for o caso.

Conclusão

Toda essa documentão protege a empresa em possíveis fiscalizações realizadas pelo Ministério do Trabalho e garante também os direitos trabalhistas previstos em lei. 

Agora sim! Com todos esses documentos listados, você já está pronto para realizar uma admissão sem erros!

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